Transtorno Bipolar na infância: como identificar e tratar?

O transtorno bipolar geralmente se manifesta no final da adolescência ou início da idade adulta. Porém, pode se manifestar e ser diagnosticado já na infância. A criança ou adolescente com transtorno bipolar pode apresentar episódios de mania, que são períodos de humor eufórico, irritabilidade, agitação, impulsividade, grandiosidade e baixa necessidade de sono, alternados ou não com episódios de depressão, que são períodos de tristeza, desânimo, perda de interesse em atividades que antes gostava, alterações no sono e apetite, cansaço e dificuldade de concentração. O diagnóstico é complexo, pois possui sintomas sobrepostos com outros transtornos comuns da infância, como TDAH e TOD. A presença de comorbidades são muito comuns no transtorno bipolar pediátrico.

Diagnóstico
O diagnóstico do transtorno bipolar é feito por um profissional de saúde mental qualificado, como um psiquiatra da infância e adolescência. É importante que o diagnóstico seja preciso para que o tratamento seja eficaz.

Como posso ajudar seu filho?
Como psiquiatra da infância e adolescência, posso te ajudar de diversas formas:

Avaliação completa
Realizo uma avaliação completa do seu filho, investigando seus sintomas, histórico médico e familiar, e outros fatores que possam estar contribuindo para o transtorno bipolar.

Diagnóstico preciso
Com base na avaliação, posso dar um diagnóstico preciso do transtorno bipolar e explicar para você o que isso significa.

Plano de tratamento individualizado
Elaboro um plano de tratamento individualizado para o seu filho, levando em consideração suas necessidades específicas.

Tratamento
O tratamento para transtorno bipolar é realizado com psicoterapia, medicamentos e mudanças de hábitos.

Terapia
A terapia pode ajudar seu filho a lidar com seus sentimentos, desenvolver habilidades de enfrentamento e resolver problemas. Existem diferentes tipos de terapia que podem ser eficazes para o transtorno bipolar, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) e a terapia familiar.

Medicamentos
Em alguns casos, a medicação pode ser necessária para aliviar os sintomas do transtorno bipolar. Os estabilizadores de humor são medicamentos que podem ser eficazes no tratamento do transtorno bipolar. É importante conversar com o psiquiatra sobre os benefícios e os riscos da medicação.

Acompanhamento
O acompanhamento com o psiquiatra é um dos principais fatores de melhora, fundamental para monitorar o progresso do seu filho e ajustar o tratamento quando necessário.

Orientações aos pais
Ofereço orientações aos pais sobre como lidar com o transtorno bipolar do filho, como oferecer apoio emocional e como criar um ambiente familiar positivo.

Suporte emocional
Ofereço suporte emocional aos pais e à criança ou adolescente, ajudando-os a lidar com as emoções e os desafios que surgem com o transtorno bipolar.

Não hesite em buscar ajuda
Se você acha que seu filho pode estar com transtorno bipolar, não hesite em procurar ajuda profissional. Quanto antes o tratamento for iniciado, maiores são as chances de sucesso.

Conte comigo
Sou psiquiatra da infância e adolescência e estou aqui para te ajudar a cuidar da saúde mental do seu filho.

Compartilhe esse conteúdo!

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Dr. Filipe Fernandes

Conteúdos relacionados

Este site tem caráter informativo e educacional. O paciente jamais deve usar seu conteúdo para autodiagnóstico ou autotratamento.

plugins premium WordPress
×